LIMPANDO MICROFONES DINÂMICOS

A melhor maneira de limpar um microfone é removendo a grade (bola). A maioria das grades de microfones de vocais são rosqueadas, como por exemplo no SM58 e no BG3.1. Caso a grade não saia com facilidade, pressione para a frente e para trás com suavidade, enquanto puxa-a para longe da cápsula. Não puxe subitamente ou com força excessiva, para evitar danos à cápsula ou deslocamento de sua posição no corpo do microfone. Uma vez removida, a grade poderá ser limpa cuidadosamente sem risco de danos ao microfone. Como a maioria do material ofensivo na grade vem do corpo humano, água pura deve ser suficiente para limpar. Um detergente suave (de cozinha) acrescentado à água servirá como um desinfetante brando, e removerá odores absorvidos pela espuma anti-puf. Para limpar batom e outros matérias presos na grade, use uma escova de dentes com cerdas macias. Em alguns modelos, a espuma anti-puf pode ser removida da grade, mas isso em geral não é necessário, já que a água não danifica a grade. A maioria das grades dos microfones Shure possui acabamento niquelado, mais resistente à ferrugem, e substituir a espuma anti-puf pode ser difícil e demorado.

A coisa mais importante a lembrar é: seque completamente a grade antes de instala-la no microfone! Microfones não gostam de água e, embora microfones dinâmicos resistam a pequenas quantidades de umidade, uma espuma anti-puf encharcada trará mais água que o aceitável. Um secador de cabelo e o melhor modo de secar uma grade, mas atente para usa-lo na potência mais baixa. Mantenha o secador afastado da grade, pois calor excessivo pode fundir algum material da espuma.

O trabalho de limpeza de microfones cuja grade não seja removível, como o SM57 e o 545, deve ser feito de modo mais cuidadoso. Usando uma escova de dentes macia, segure o microfone com a cápsula para baixo e limpe a grade com suavidade. Segurar o microfone na posição invertida evita que umidade excessiva escorra para a cápsula. Essa técnica também é útil para limpar a espuma que cobre o diafragma dentro de um SM58. Repetindo, mantenha o microfone de ponta-cabeça e seja muito gentil. Em situações ao vivo com múltiplos artistas, pode ser desejável limpar os microfones entre as apresentações. Use uma escova de cerdas macias para aplicar uma solução de enxaguatório bucal (como Listerine ou Cepacol) diluído em água no microfone, seguro com a cápsula para baixo. No mínimo, essa técnica fará com que o cheiro do microfone seja mais agradável para o artista. Lembre-se sempre de verificar se o sistema de som está desligado, antes de começar a limpeza!

YouTube

CV AUDIO, de profissionais para profissionais.